Diretrizes e Estratégias da Manutenção

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Para compreender a situação efetiva da manutenção, construir a base para sistematização da gestão da manutenção e alinhar o planejamento estratégico da manutenção aos objetivos e metas organizacionais é essencial planejar e desenvolver a infraestrutura gerencial e operacional da manutenção. A infraestrutura gerencial se refere a forma de organização da manutenção: centralizada, descentralizada, mista ou terceirizada. A infraestrutura operacional pode garantir agilidade, custo adequado e qualidade, quando o sistema de identificação (tag´s) dos ativos é funcional; a ordem de serviço é reconhecida como documento base para todo o sistema de manutenção; o arquivo técnico está organizado e disponível; a gestão de peças sobressalentes é eficaz; o ferramental está adequado e a equipe de manutenção está capacitada e            mobilizada. Então: Onde você está hoje?   Aonde quer chegar?   Como você vai chegar?

  1. Assim, para implementar a estratégia de Gestão da Manutenção será necessário definir, compreender e aplicar os planos base formulados a partir das perspectivas de mantenabilidade, confiabilidade e proatividade.

 

  1. A perspectiva de Diretrizes e Estratégias trata justamente do planejamento e desenvolvimento da infraestrutura gerencial e operacional da manutenção alinhada ao planejamento estratégico da empresa. Para que o planejamento e o propósito da manutenção sejam cumpridos criam-se planos, tais como:
Estratégia de Gestão da Manutenção
Estrutura Industrial e Benfeitorias
Classificação de criticidade dos ativos
Planejamento Orçamentário
Atendimento e Comunicação
Estrutura Organizacional
Formas de Organização
Software de Gerenciamento
Inventário dos ativos
Indicadores de Performance

 

  1. Para execução destes planos deve-se ter em vista as seguintes perspectivas da Manutenção: Mantenabilidade (manutenção ágil), Confiabilidade (não falhar) e Proatividade (melhoria continua). A finalidade é de agregar valor para as partes interessada, eliminar desperdícios e manter o equilíbrio entre Desempenho, Custo e Risco.
Lembre-se:
Definir uma estratégia de manutenção coerente com a política de manutenção;
Definir uma política de manutenção alinhada ao planejamento estratégico da organização;
A estratégia deve ser formalizada, comunicada e conhecida por toda a manutenção;
A estratégia deve definir os níveis de desempenho financeiro e operacional esperados da manutenção;
Os desempenhos esperados devem ser enunciados de tal forma que cada um conheça os seus objetivos.

 

Dicas GÊNESIS

  • É fundamental compreender que as atividades a serem executadas para a implementação de uma estratégia inovadora de gestão da manutenção se dá através do crescimento do grau de maturidade da própria manutenção. Por isso, é tão importante identificar em que fase do processo a Manutenção se encontra:
Básica (dia-a-dia)
Estabilização
Planejada e Lean
Proativa
Excelência

Conteúdo Relacionado