Gestão da Manutenção parte 02

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

O atual cenário de alta performance e competitividade exige a construção de uma visão inovadora da gestão da manutenção alinhada as estratégias, metas e objetivos da organização como um todo sistêmico sob o enfoque das empresas de classe mundial. A evolução do processo produtivo e o avanço tecnológico dos equipamentos impõem às organizações a aplicação de métodos eficazes para a gestão de seus ativos industriais, nesse cenário, a Manutenção torna-se estratégica. O desafio das empresas é reduzir o tempo de processamento (lead time), eliminando perdas e desperdícios, ou seja, atividades que não agregam valor. Assim, dentro desse cenário, as máquinas são fundamentais na geração de valor. No mundo ideal, a máquina teria eficiência plena, ou seja, zero falhas e defeitos, mas no mundo real o que ocorre é máquina parada, produtos com erro, baixa integração homem e máquina, atrasos constantes, desequilíbrio de custos e riscos.

  1. Mas afinal, como aumentar a eficiência das máquinas, maximizando a geração de valor? Devemos atuar na Gestão da Manutenção visando:

Aumento de performance das máquinas;

Aperfeiçoamento de liderança e equipe;

Racionalização dos custos;

Eliminação dos desperdícios;

Simplificação dos processos;

Pleno uso dos recursos.

 

  1. Pensando nisso, desenvolvemos um sistema orgânico de cinco perspectivas para atingir a máxima eficiência da gestão de manutenção alinhado as seguintes tecnologias de Gestão:
GESTÃO DE ATIVOS
MANUTENÇÃO LEAN
TPM
WCM
Envolve o equilíbrio de custos, oportunidades e riscos contra o desempenho desejado dos ativos, para alcançar os objetivos organizacionais.
Gera mais valor para os clientes e elimina os       desperdícios, além de     desenvolver a confiança, competência e capacidade de cada funcionário.
Foco na eliminação total das perdas e desperdícios na busca da máxima  eficiência do processo  produtivo através da    integração homem,  máquina e empresa.
Pretende otimizar Logística, Qualidade, Manutenção e Produtividade para níveis de classe mundial.  Desenvolve, em nível de excelência, o desempenho operativo da empresa para alcançar a competitividade de Classe Mundial
Pontos de convergência: Agregar valor para as partes interessadas, Eliminar os desperdícios,
         respeito com as pessoas,  Aprendizagem e Melhoria Contínua.

 

  1. Cada uma das perspectivas tem seus próprios objetivos e resultados.

DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS: Planejar e desenvolver a infraestrutura gerencial da manutenção alinhada ao planejamento estratégico organizacional.

MANTENABILIDADE: Otimizar o diagnóstico e a execução das atividades operacionais da manutenção com custo adequado e garantia da qualidade da intervenção.

CONFIABILIDADE: Garantir a estabilidade operacional e o aumento da confiabilidade dos ativos através de um sistema de prevenção de falhas e aperfeiçoamento da integração homem e máquina.

PROATIVIDADE: Otimizar o ciclo de vida útil dos ativos, com uma visão de melhoria contínua para o aumento da disponibilidade e performance dos ativos e qualidade dos produtos.

EXCELÊNCIA: Atingir a excelência operacional por meio da gestão global dos ativos de forma sustentável.

Dicas GÊNESIS

  • Pense a Estratégia;
  • Entenda a Complexidade;
  • Facilite a Escuta Ativa;
  • Amplie as Mudanças;
  • Trabalhe nos Problemas Críticos;
  • Estabeleça a Visão de Futuro;
  • Possibilite a Visão de Sistema.

Conteúdo Relacionado