Organização e Gestão do Posto de Trabalho

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Para efetivar a organização e gestão do posto de trabalho é fundamental preparar as pessoas seguindo as etapas de conscientização, planejamento, implantação, operacionalização, verificação, aprendizagem e melhoria. Assim, os objetivos principais serão disseminar a cultura de um local de trabalho bem organizado para que os funcionários realizem suas funções com rapidez e eficiência, consequentemente, trazendo melhores resultados com menor esforço. Também, focar na eliminação das perdas e desperdícios a fim de maximizar a eficiência do processo produtivo, através da integração homem, máquina e empresa. Além disso, o gestor e a equipe responsável por esse projeto devem compreender e ter uma visão estratégica do negócio, levando em consideração: clientes, funcionários, processos internos, financeiro, aprendizagem e inovação.

  1. A organização do posto de trabalho é constituída por um conjunto de critérios técnicos, métodos e instrumentos que juntos criam um local de trabalho ideal para atingir:
Melhor QUALIDADE
Máxima SEGURANÇA
Máximo VALOR

Isso significa: realizar ações de reciclagem; manter as condições de ordem e limpeza no local de trabalho; posicionar os materiais de forma adequada; planejar com cuidado o treinamento dos funcionários; melhorar as condições ergonômicas; definir as condições de armazenamento.

 

  1. A integração 5S´s e TPM visa a melhoria do ambiente de trabalho e da eficiência produtiva. Pois, tanto TPM quanto 5S´s tem como principal finalidade que os colaboradores realizem suas funções com rapidez e eficiência, obtendo melhores resultados com menor esforço. A saber suas definições:
    • TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE: É uma filosofia de trabalho que visa a eliminação total das perdas e desperdícios na busca da máxima eficiência do processo produtivo através da integração homem, máquina e empresa.
    • 5 SENSOS: É uma ferramenta, baseia-se nos Sensos de Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Autodisciplina para manter e melhorar a organização do local de trabalho.

 

  1. A escolha de uma área modelo ou piloto é decisiva para “enxergar” a melhoria organizacional produzida porque será o primeiro ambiente no qual os princípios da Organização e Gestão do Posto de Trabalho serão implementados e mostrados para toda a organização. Além disso, a área modelo ou piloto é:

Essencial para o processo de convencimento

Investimento mínimo

Fácil para alocar, por certo período de tempo seus profissionais mais capacitados

Aprendizagem de melhores práticas que podem ser compartilhadas por toda a organização

 

Fique ligado Gestor: Além de gerenciar a tecnologia ou as tarefas, é preciso promover a cultura de apoiar as pessoas para que possam executar o seu trabalho.

 

Dicas GÊNESIS

  • O envolvimento de todos através de treinamento, comunicação e promoção é fundamental.
  • Criar e aplicar padrões claros, simples e visuais de como fazer o trabalho.
  • As regras devem tornar-se hábitos.
  • A sustentabilidade e internalização se dá através do incentivo e ao compartilhar as melhores práticas realizadas pela própria organização.

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