Neste cenário de alta competitividade no qual as organizações estão inseridas, é fundamental alcançar a máxima performance produtiva.
A Construrohr possui um parque fabril com equipamentos modernos distribuídos em uma área de aproximadamente 120.000m2, fornece soluções para o segmento de construção civil na região sul. A empresa conta com duas unidades dedicadas a fabricação de produtos à base de argila e duas unidades voltadas para a produção de pré-moldados, lajes e artefatos em concreto, sendo que a Manutenção atende todas as quatro unidades.
x
No momento em que a Diretoria da Construrohr compreendeu o papel estratégico da Manutenção para aumento de sua produtividade, sustentabilidade e competitividade, dedicou-se ao planejamento e reestruturação do Sistema de Gestão da Manutenção. Para tanto, firmou parceria com a Gênesis Assessoria Empresarial, que baseada nas melhores práticas da manutenção de classe mundial tem como foco a máxima disponibilidade dos ativos industriais.
Outro aspecto fundamental para a obtenção dos resultados projetados foi o engajamento dos gestores e equipes de manutenção e a relação de interdependência dos demais setores da organização, principalmente, produção.
x
Antes disso, a empresa trabalhava basicamente em manutenção corretiva e havia uma grande carência quanto ao controle das intervenções executadas, serviços de terceiros e consumo de materiais e peças sobressalentes. Consequentemente, não havia histórico dos equipamentos nem se monitorava os indicadores de performance da Manutenção e seus custos, impactando negativamente na disponibilidade e performance dos equipamentos.
x
Sendo assim, a Manutenção da Construrohr teve que passar por processo de mudança tanto na sua forma de agir quanto de pensar. Assim, estruturou-se o Sistema de Gestão da Manutenção contemplando: Gestão dos Equipamentos da Indústria, Gestão de Materiais, Gestão de Indicadores de Performance e Gestão de Custo. Os princípios implementados foram:
- Planejamento e desenvolvimento da infraestrutura gerencial da manutenção alinhada com as diretrizes e estratégias da empresa de modo a contribuir para o resultado do negócio.
- Estruturação e implementação de ações a fim de otimizar o diagnóstico e a execução das intervenções com custo adequado e garantindo a qualidade dos serviços.
- Desenvolvimento e efetivação de um sistema de prevenção de falhas e aperfeiçoamento da integração homem e máquina com foco na garantia da estabilidade operacional e o aumento da confiabilidade dos equipamentos.
x
A partir dessas melhorias, visando otimizar a gestão das informações a fim de monitorar e acompanhar em tempo real suas práticas e processos, optou-se pela aquisição do software de gerenciamento, o ERP do CIGAM.
Dessa forma, foi operacionalizado o módulo de Manutenção Industrial e Gestão de Materiais, com o objetivo de fornecer aos gestores e equipe de manutenção informações qualificadas para a tomada de decisões assertivas. Estabeleceu-se o gerenciamento do sistema de manutenção a partir das ordens de serviço, controle dos serviços de terceiros e consumo de materiais e peças sobressalentes. Com isso foi possível:
- Criação de um histórico de manutenção confiável e acessível por equipamento;
- Desenvolvimento dos planos de manutenção planejada e padrões de inspeção;
- Projetos de melhorias de processos e equipamentos baseado no histórico de manutenção;
- Desenvolvimento do planejamento, programação, execução e controle da manutenção;
- Análise da política de peças sobressalentes e controle de entrada e saída de todos os itens do almoxarifado;
- Gerenciamento da manutenção orientado pelos indicadores de desempenho;
- Estratificação dos custos relacionados a manutenção por equipamento.
x
Destaca-se, é essencial ter muita atenção na estruturação dos cadastros inseridos no Software de Gerenciamento, pois é necessário que possibilitem estratificações rápidas e precisas, vale muito à pena investir tempo na estruturação e mapeamento dos processos e rotinas, antes de “já sair cadastrando”.
x
O gerenciamento visual dos indicadores de performance, ou seja, BI – Businees Intelligence aplicado à Manutenção, aproveita a base de dados do software para prover as informações aos tomadores de decisão da empresa em forma de painéis.
x
De tal modo, podem avaliar o desempenho das atividades planejadas, programadas e executadas pela Manutenção em tempo real e agir de forma proativa em planos de ação de melhorias.
Para evidenciar de forma clara os resultados obtidos a partir da implementação da gestão online da manutenção, elaborou-se um comparativo do antes e depois de algumas características relevantes para atingir a alta performance produtiva na empresa, a Tabela I representa esta avaliação.
Tabela I – Comparativo Gestão Online da Manutenção
x
Neste comparativo nota-se que a partir da estruturação do Sistema de Gestão de Manutenção Construrohr e a implementação da gestão online houve uma grande evolução neste setor, consequentemente, na performance produtiva.
Cabe salientar que o ponto chave para o sucesso da implementação de uma sistema de gestão da manutenção eficaz é a relação de parceria e comprometimento entre as organizações e as pessoas que as compõe.
x
Pontos importantes:
- Compreenda que a gestão online da manutenção resulta na otimização do gerenciamento da equipe, agiliza e cria uma base de dados confiáveis garantindo a tomada de decisão assertiva.
- Lembre-se as informações relevantes sobre as práticas e desempenho da manutenção são coletadas, organizadas, analisadas e divulgadas em dispositivos tecnológicos visíveis para todos os colaboradores da empresa, principalmente pelos responsáveis e tomadores de decisão.
x
Eng. Moisés Dias – Sócio Consultor – Gênesis Assessoria Empresarial
Mara Rejane Fernandes – Pedagoga – Gênesis Assessoria Empresarial