Cursos inCompany

Cursos inCompany

Manutenção Lean

Soluções e Práticas para a Gestão de uma Manutenção Eficaz

Apresentar a aplicação da filosofia Lean na Manutenção a fim de construir soluções eficazes para a maximização da produtividade e a melhoria da qualidade através da eliminação dos desperdícios no processo de manutenção e, consequentemente, agregar valor aos clientes.

PENSAMENTO LEAN APLICADO NA MANUTENÇÃO

  • A importância de agregar valor aos clientes e eliminar desperdícios do dia-a-dia na Manutenção

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO DE ATIVOS

  • Gerenciamento do ciclo de vida do ativo; Equilíbrio entre desempenho, custo e risco a fim do ativo gerar valor para o negócio

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO:

  • Estágio de Corretiva de Emergência, Preventiva Sistemática, Proativa e Excelência

DIRETRIZ DE MANTENABILIDADE (agilidade na intervenção):

  • Portfólio de Ativos; Formas de Organização; Estrutura Organizacional; Oficina de Manutenção; Arquivo Técnico; Ferramental; Peças sobressalentes; Sistemática de Ordem de Serviço; Modo de Falha; Indicadores de Performance; Custo de Manutenção

DIRETRIZ DE CONFIABILIDADE (não falhar):

  • Classificação de Criticidade dos Ativos; Sistemática da Manutenção Planejada: manutenção baseada no tempo e manutenção baseada em condição; PCM – Planejamento e Controle da Manutenção

DIRETRIZ DE PROATIVIDADE (melhoria contínua):

  • Sistemática de Análise de Falha e Kaizen na Manutenção (Grupo de Melhorias)

EQUIPE DE MANUTENÇÃO DE ALTA PERFORMANCE PARA ATUAR EM UM AMBIENTE LEAN

MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR NA MANUTENÇÃO – VSM

  • Análise das atividades que agregam valor, atividades inevitáveis e desperdícios

ANÁLISE DOS 8 DESPERDÍCIOS DA MANUTENÇÃO PARA TRAÇAR SOLUÇÕES

  • Trabalho improdutivo, Movimentações desnecessárias, Má utilização dos equipamentos, Tempo de espera, Repetição de trabalho, Gestão de dados ineficaz, Má gestão do inventário e Mau aproveitamento potencial humano
  • Percepção da Manutenção: Impulsionadores e Bloqueadores
  • Comportamento da Manutenção: Reativo e Lean
  • Liderança e Equipe de Manutenção
  • Confiabilidade: Diagrama de Ishikawa e Ações
  • Ferramentas Lean aplicadas a Manutenção:
  • Avaliação de 5S aplicado nas Oficina, Arquivos Técnicos e Ferramental;
  • Kaizen e Relatório A3: Desperdícios na Manutenção
  •  

8 Horas

Gestão da Manutenção alinhada a Gestão de Ativos

Introdução a PAS 55 e ISO 55000

Compreender as principais práticas e técnicas de gestão de ativos a fim de desenvolver uma abordagem lógica para a elaboração de uma estratégia de gestão da manutenção.

Introdução a Gestão de Ativos

  • Evolução do Sistema Produtivo
  • Mercado Globalizado
  • Tecnologias Inovadoras de Gestão
  • Gestão de Ativos
  • Equilíbrio entre desempenho, custo e risco a fim do ativo gerar valor para o negócio
  • PAS55 e ABNT ISO 55.00X
  • Fundamentos da Gestão de Ativos: Valor, Alinhamento, Liderança e Garantia
  • Empresas Certificadas na ISO 55.001

Gestão da Manutenção alinhada a Gestão de Ativos

  • Manutenção como fonte de resultado
  • Evolução da Manutenção: Estágio de Corretiva de Emergência, Preventiva Sistemática, Proativa e Excelência
  • Propósito da Manutenção
  • Pensar e Agir Lean
  • Perspectivas da Manutenção: Diretrizes (estratégia) Mantenabilidade (agilidade na intervenção), Confiabilidade (não falhar), Proatividade (melhoria contínua) e Excelência (sustentabilidade)

Implementação da Gestão da Manutenção alinhada a Gestão de Ativos

  • Contexto Organizacional: Planejamento Estratégico da Manutenção; Portfólio de Ativos; Mapeamento das necessidades e expectativas das as partes Interessadas;
  • Liderança: Desafio da Liderança – Gestão da Rotina e Melhoria; Características da Equipe Eficaz; Estrutura Organizacional; Papéis Organizacionais e Responsabilidades
  • Planejamento: Processo da Manutenção; Estudo do Tempo da Manutenção; Diretrizes da Manutenção; OKR – Objetivo e Resultados Chave; Estratégia da Manutenção; Classificação de Criticidade dos Ativos; Formas de Organização; Sistema de Gerenciamento da Informação; Estrutura de Tag e Equipamento; Sistemática de Ordem de Serviço, Modo de Falha; Indicadores de Performance e Custo de Manutenção
  • Apoio: Oficina de Manutenção; Arquivo Técnico; Ferramental; Peças sobressalentes
  • Operação: Processo de Manutenção; Planejamento; Manutenção Planejada: manutenção baseada no tempo e manutenção baseada em condição; Mapa de 52 semanas; Programação; Carteira de Serviço; Prioridade do atendimento; Execução; Rota de Inspeção; Manutenção Preditiva; 8 desperdícios da Manutenção
  • Avaliação de Desempenho: Controle; Sistemática de Reuniões; Ciclo PDCA; BSC na Manutenção; Curva da Banheira
  • Melhoria: Proatividade; Análise de Falha; Kaizen; Satisfação dos Clientes; Auditoria
  •  
  • Análise SWOT
  • Correção Matriz SWOT
  • Comportamento da Manutenção: Reativo e Proativo
  • Zoom Out – O que é valor para o cliente?
  • Desafios da Liderança
  • Responsabilidades e Papéis organizacionais
  • OKR – Objetivos e Resultados Chave
  • Estratégia de Execução dos Serviços
  • Análise do Cenário de Manutenção
  • Avaliação dos Desperdícios da Manutenção
  • BSC na Manutenção
  • Análise de Falha

8 horas

Desenvolvimento de Equipes de Manutenção de Alta Perfomance

Ponto Chave no sucesso da Estratégia

  • Destacar a relevância da formação e qualificação integral de uma Equipe de
  • Manutenção capaz de compreender o real significado de autonomia e responsabilidade, aspectos essenciais para alcançar objetivos e metas comuns em um contexto de alta performance e competitividade das organizações.

Cenário do avanço tecnológico, da evolução do processo produtivo e do desenvolvimento das Pessoas

Manutenção de Excelência: Realidade ou Utopia?

Elementos agregadores para alcançar resultados: estratégia, processos e pessoas

Protagonistas: Membros da Equipe, Líder Gestor, Parceiros e Influenciadores

Equipe de Manutenção de alta performance:

    • O que é?
    • Quais suas característica

Ações essenciais do Líder

Perspectivas para formar uma equipe de manutenção de alta performance:

Propósito e Comprometimento – Garantir o desempenho dos ativos com custo adequado e reduzindo riscos:

      • Propósito da Manutenção;
      • Objetivos da Manutenção;
      • Indicadores de Performance da Manutenção;
      • Comprometimento: fatores importantes;
      • Objetivos claros e metas reais.

Mindset e Estratégia – Desenvolver seu próprio sistema de gestão da manutenção (diretrizes, mantenabilidade, confiabilidade, proatividade e excelência):

    • Evolução do Mindset da Equipe de Manutenção;
    • Pensar e Agir Lean;
    • Onde atuar;
    • Diretrizes da Manutenção;
    • Master Plan da Manutenção;
    • Distribuição de trabalho da manutenção;

Responsabilidade e Autonomia – Identificar e solucionar um problema no momento em que ele ocorre:

    • Interdependência de responsabilidade e autonomia;
    • Processo de Manutenção;
    • Estrutura organizacional;
    • Responsabilidades e Entregas do Gestor; do Líder de Manutenção; do PCM e da Engenharia de Manutenção; dos Técnicos.
    • Desenvolvimento das pessoas: saber, saber fazer, querer fazer;

Controle e Confiança – Estabelecer critérios para medir a qualidade dos serviços prestados:

      • Mais confiança e menos controle;
      • Conceitos importantes de controle;
      • Reuniões sistemáticas;
      • Avaliação da equipe de manutenção;
      • Relação de confiança;

Infraestrutura e Recursos – Apoiar as pessoas a executar serviços com qualidade, segurança, produtividade, contribuindo no aumento do desempenho:

    • Formas de organização;
    • 5S aplicado nas oficinas, arquivos técnicos, ferramental e peças sobressalentes;
    • Recursos;
    • 8 Desperdícios da Manutenção;

Excelência e Satisfação dos Clientes – Praticar a aprendizagem e a melhoria continua:

    • OKR – Objetivo e Resultados;
    • Voz do cliente;
    • Kaizen e Análise de Falha.

Pontos Importantes

  • Comprometimento com o Propósito.
  • Mindset de crescimento para potencializar a Estratégia.
  • Autonomia com Responsabilidade.
  • Mais Confiança e menos Controle.
  • Infraestrutura adequada e otimizar Recursos.
  • Excelência para Satisfação dos Clientes.
  • Plano de Formação de Equipe de Manutenção de Alta Performance.

16 horas

TPM – Gestão Produtiva Total

Conscientização, Planejamento e Implantação
  • Destacar a importância da aplicação da TPM – Gestão Produtiva Total para eliminação das perdas do processo produtivo, maximização da utilização dos ativos industriais, garantia de produtos de alta qualidade com custos competitivos.
  • Apresentar os principais conceitos, pilares, processos e stakeholder a partir da exemplificação de aplicações práticas e cases de sucesso, bem como, abordar as etapas de conscientização, planejamento e implantação.

Introdução ao TPM: Direcionamento Estratégico

  • A evolução do processo produtivo
  • Lean Manufacturing e a Gestão Produtiva Total – TPM
  • TPM como filosofia de zero quebra, defeito e acidente 
  • Objetivos da TPM
  • Pilares TPM
    • Manutenção Planejada
    • Manutenção Autônoma
    • Educação e Treinamento
    • Manutenção da Qualidade
    • Melhoria Específica
    • Controle Inicial
    • Office TPM
    • Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
  • Perspectivas da Gestão de Equipamentos: Mantenabilidade, Confiabilidade e Proatividade
  • Eficiência Global dos Equipamentos – OEE e Indicadores Chaves de Desempenho KPI’s

Manutenção Planejada: Aumento da Confiabilidade dos equipamentos

  • Evolução da Manutenção
  • Manutenção Corretiva Emergencial x Manutenção Planejada
  • Confiabilidade e suas etapas
  • Infraestrutura Gerencial da Manutenção
  • 7 Etapas de Implantação
  • Avaliação e Organização
  • Gestão das Atividades
  • Gestão da Informação
  • Gestão da Manutenção Preventiva
  • Gestão da Manutenção Preditiva
  • Avaliação do Sistema de Manutenção Planejada

Manutenção Autônoma: Garantia da conservação dos equipamentos

  • Manutenção Autônoma
  • Profundidade; Persistência; Capacitação; Apoio e Comprometimento
  • 7 Etapas de Implantação:
    • Limpeza Inicial
    • Eliminação das Fontes de Sujeira e Locais de Difícil Acesso
    • Elaboração de Padrões Provisórios de Limpeza e Inspeção
    • Inspeção Geral
    • Inspeção Autônoma
    • Organização e Gerenciamento do Local de Trabalho
    • Autocontrole
  • Ferramentas da Manutenção Autônoma: Check List e Cartões de anomalias; Lição de um ponto; Quadros de Gestão Visual e Indicação Visual
  • Papel da Gerência, Supervisão, Operadores e Manutentores
  • Relação entre a máquina e qualidade do produto
  • Procedimento de Auditoria e sistemática de gestão visual dos resultados

Realizar exercício prático em um equipamento a fim de aplicar algumas ferramentas da Manutenção Autônoma e Manutenção Planejada.

16 horas

PCM – Planejamento e Controle da Manutenção

Alinhado a Engenharia de Manutenção

Destacar a atuação do PCM como um elemento de otimização e aplicação dos recursos disponíveis, sua importância na gestão dos indicadores de performance e na melhoria contínua da manutenção.

  • A importância do PCM como apoio gerencial da manutenção
  • Interfaces e atribuições do PCM
  • Pontos chave: Pessoas, Processos e Equipamentos
  • Principais rotinas da manutenção corretiva e planejada
  • Criticidade e Prioridade
  • Planejamento da Manutenção
  • Programação dos serviços
  • Coordenação da equipe na execução dos serviços
  • Controle dos indicadores de performance
  • Gestão visual dos resultados e relatórios gerenciais
  • Business Intelligence (BI) -Inteligência de Negócio
  • Engenharia de Manutenção e suas principais atividades
  • Análise de Falha e Kaizen
  • Análise Desempenho e Custo
  • O Gestor e o PCM.
  • Desafios e Soluções do Planejamento, Programação e Controle da Manutenção
  • Processo de Análise de Falha
  • 8 Desperdícios da Manutenção
  • Relatório A3
  • Gestor e o PCM alinhado a Engenharia de Manutenção

8 à 16 Horas

METODOLOGIA  Gênesis

GÊNESIS Educar para AGIR tem foco na:

Aprendizagem contínua

Gestão colaborativa

Inovação para gerar qualidade e bem-estar

Resultado planejado, executado, controlado e melhorado

Nosso conhecimento na sua empresa

entre em contato para saber mais sobre os cursos in company
benefícios

Benefícios inCompany

  • Compreender e satisfazer as necessidades de aprendizagem de sua organização;
  • Fornecer soluções para as demandas diárias da empresa;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais envolvidos;
  • Aumentar a produtividade das equipes;
  • Promover a integração dos participantes bem como seu comprometimento na resolução de problemas e na aplicação de ações de melhoria orientadas pelos ministrantes/mediadores;
  • Foco nas demandas e realidades do cliente;
  • Cronograma flexível e um conteúdo programático customizado;
  • Possibilidade de elaboração de Plano de Ação Customizado;
  • Integração de Teoria e Prática;
  • Auto avaliação do setor.
depoimentos

O que falam de nós

A Gênesis nos auxiliou em toda a implementação de gestão da manutenção, dos pilares básicos a estruturação do software, com isto nos possibilitou uma estrutura de manutenção muito dinâmica e confiável, auxiliando a empresa na tomada de decisões estratégicas minimizando paradas e perdas no processo produtivo e reduzindo custos de manutenção. Consultores focados em disseminar…

Geredi Molinari Construrohr

Tivemos duas grandes vantagens em primeiro lugar a implantação do TPM propriamente dito juntamente a Manutenção Preventiva e em segundo lugar a conscientização dos operadores em produzir com as maquinas em perfeito funcionamento e limpeza, impactando diretamente no produto, gerando um grau de qualidade tão bom quanto o cuidado com as maquinas.

Juvenal Dalcin Dalmobile

Conhecemos o trabalho da empresa Gênesis desde 2004, atuando forte na melhoria do processo Manutenção. São profissionais qualificados com alto poder de transmissão de conhecimento e agregação de valor a empresa. Além disso, sempre trazem metodologias que estão na vanguarda do mercado em matéria de Gestão da Manutenção.

Fabio André Brand Gerdau Charqueadas
fale conosco

Entre em contato

Tem alguma dúvida ou está interessado na modalidade inCompany? Entre em contato através do formulário que ficaremos imensamente felizes em lhe atender.