Benefícios e Requisitos da Gestão de Ativos

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

A empresa que possui uma visão global do negócio compreende a necessidade de gerar valor para as partes interessadas. Além disso, sabe que os impactos positivos ou negativos provenientes de sua atividade fim sugestionam a percepção de valor dos clientes e da sociedade. Nesse contexto, o valor que os ativos podem gerar influencia as estratégias da organização, assim, a gestão de ativos mostra claramente uma mudança de cultura na concepção do planejamento estratégico organizacional. Da mesma forma, o planejamento estratégico da Manutenção deve refletir a garantia do equilíbrio entre desempenho, custo e riscos, bem como a sustentabilidade do negócio, considerando o ciclo de vida dos ativos. A Manutenção deve fornecer dados objetivos, claros e confiáveis para tomada de decisões assertivas quanto a aquisição de novos ativos, operação e manutenção, renovação e descarte, tornando-se parte essencial no gerenciamento dos ativos.

 

  1. Alguns benefícios da aplicação da gestão de ativos para as partes interessadas (ABNT NBR ISO 55000:2014)

EMPRESA: melhoria da Reputação e Sustentabilidade; aumento da eficiência e redução de custos; aprendizado organizacional e criação de conhecimento; maior engajamento dos colaboradores.

ACIONISTAS: aumenta a garantia de retorno: RAV E ROI; diminuição dos riscos e redução de passivos; transparência, segurança e rastreabilidade dos investimentos; permite comparação de segmentos de negócio de forma globalizada.

FUNCIONÁRIOS: aumento da competência em gestão; aquisição de conhecimentos significativos; diferencial de empregabilidade; relevância profissional e social.

CLIENTES: garantia de receber o contratado; melhores produtos e serviços; preços mais justos; práticas empresariais mais responsáveis perante a comunidade; menores impactos ambientais.

SOCIEDADE: desenvolvimento tecnológico; recursos sociais para o estado; melhoria da qualidade de vida.

 

  1. Ao Requisitos do Sistema de Gestão (ABNT NBR ISO 550001: 2014)

CONTEXTO ORGANIZACIONAL: entender a organização e seu contexto; perceber as necessidades e as expectativas das partes interessadas; determinar o escopo do sistema de gestão de ativos.

LIDERANÇA: liderança e comprometimento; política; autoridades; responsabilidades e papéis organizacionais.

PLANEJAMENTO: ações para tratar os riscos e oportunidades para o sistema de gestão de ativos; objetivos da gestão de ativos e planos para alcança-los.

APOIO: recursos; competências: conscientização; requisitos de informação; informação documentada.

OPERAÇÃO: planejamento operacional e controle; gestão da mudança; terceirização.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: monitoramento, medição, análise e avaliação; auditoria interna; análise crítica pela direção.

MELHORIA: não conformidade e ação corretiva; ação preventiva; melhoria contínua.

  1. Lembre-se, o plano de gestão de ativos origina-se do plano estratégico de gestão de ativos derivado do plano organizacional. É “informação documentada”, contém as atividades, recursos e prazos solicitados para um ou agrupamento de ativos, a fim de alcançar os objetivos da gestão de ativos da organização.

 

Dicas GÊNESIS

  • Para elaborar o Plano de Gestão de Ativos será necessário:
    • Identificar a situação atual da empresa.
    • Determinar onde se pretende estar no período de tempo considerado.
    • Definir os objetivos, os riscos associados, como e o tempo necessário para atingir o alvo proposto.
    • Estabelecer as metas e como serão medidas.

Conteúdo Relacionado