Como as tecnologias exponenciais estão contribuindo no processo de Manutenção?

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Fique atento, Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, no Vale do Silício afirma:

“Meu trabalho é despertar as pessoas para as transformações cada vez mais rápidas que a tecnologia exponencial está impondo – e não só nos negócios de todos. É um processo que em pouco tempo vai mudar até mesmo a nossa compreensão do que é o ser humano”.

Aliado a isso, a indústria 4.0 apresenta as tecnologias exponenciais aplicadas à automação e troca de dados, empregando conceitos de sistemas ciber-físicos, redes, internet das coisas e inteligência artificial.

Nesse cenário de alta tecnologia, muitos profissionais de Manutenção já iniciaram sua caminhada rumo ao aprimoramento de seus conhecimentos e práticas nas matérias de computação em nuvem, realidade aumentada, big data, simulações, manufatura aditiva, robôs autônomos, sistemas integrados com o objetivo de identificar como essas tecnologias irão contribuir em seu dia-a-dia.

A seguir, algumas aplicações dessas tecnologias na Manutenção.

 

1.    MANUFATURA ADITIVA (AM) – IMPRESSORA 3D

Muitas vezes, o que previne a ineficiência no funcionamento dos equipamentos é a substituição de uma peça, porém, se o item não existe no almoxarifado de manutenção e ou o fornecedor demora para entregá-lo, podemos extrapolar o lead-time.

Uma solução para adequar os custos e suprir a demanda de peças de reposição ou descontinuadas é a impressão 3D, de forma temporária ou definitiva.

Algumas empresas já estão utilizando com sucesso essa solução para impressão de protótipos e ou peças de reposição. Outras, já iniciaram estudos de viabilidade para adotar essa prática.

Até porque essa tecnologia de impressão, ou seja, impressoras, softwares de impressão e materiais utilizados vem sendo aperfeiçoados de forma exponencial.

 

 

2.    INTERNET DAS COISAS, REDES SEM FIO DE SENSORES E COLETA AUTOMATIZADA DE DADOS, BIG DATA

Atualmente, algumas das informações de manutenção deixaram de ser recolhidas manualmente e tornaram-se mais confiáveis quando provenientes de diferentes tipos de sensores (vibração, acústicos e térmicos) conectados aos equipamentos e a seus componentes críticos.

A captura, análise e gerenciamento das informações coletadas pelo monitoramento dos ativos é fundamental para tomada de decisão, ações de melhoria e aumento da confiabilidade.

Assim, destaca-se a relevância de obter informações, tratar e analisar um enorme volume e variedade de dados de forma sistematizada.

Da mesma maneira, através da velocidade potencializada pelos sistemas integrados e algoritmos sofisticados será possível extrair o máximo de valor e veracidade das informações geradas para aumento da disponibilidade dos ativos.

 

3.    REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL

Trata-se do fornecimento de instruções remotas para realização de intervenções, desenvolvimento de habilidades e treinamentos dos profissionais de manutenção.

Os treinamentos podem ser realizados por meio da integração entre apresentações visuais pré-gravadas do ambiente real onde o equipamento e ou componente está instalado e as informações virtuais juntamente com as orientações para que o profissional execute virtualmente a manutenção.

Esse tipo de treinamento é altamente atrativo e produtivo, pois a medida em que os equipamentos e máquinas industriais ficam mais complexos, da mesma forma, crescem as dificuldades e os custos para detectar, resolver problemas e reparar falhas.

É certo que a exponencialidade das tecnologias faz com que os ativos físicos tenham uma capacidade ampliada pela “inteligência artificial” e conexão com uma gama maior de sistemas permitindo que o próprio equipamento sinalize onde e como realizar a sua manutenção, inclusive programando sua automanutenção.

Outro aspecto importante é que os dados de manutenção processados e armazenados em nuvem contribuem de forma significativa para a qualidade e confiabilidade do planejamento, execução, controle e melhorias dos serviços fornecidos pela Manutenção aos seus clientes.

 

Dicas GÊNESIS para o Gestor:

Fique atento aos 6D´s das Tecnologias Exponenciais de Peter Diamandis:

  • Digitalização: A manutenção física irá se tornar totalmente digital?
  • Decepção: A digitalização na Manutenção já iniciou? Para você isso é perceptível?
  • Disrupção: A inovação contribuirá para que Manutenção deixe de existir na forma que conhecemos?
  • Desmonetização: A Manutenção será executada com baixo custo ou de graça?
  • Desmaterialização: A Manutenção será desmaterializada?
  • Democratização:  A Manutenção será acessível a todos?

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Participe do Seminário Gaúcho da Manutenção 2020 – Manutenção como Protagonista

SAIBA MAIS

 

Conteúdo Relacionado