A Manutenção Puxada se refere ao 4º princípio Lean aplicado no processo de Manutenção.
Se você ainda não conhece, a Manutenção Lean é a habilidade de entregar serviços de alto valor agregado de forma ágil e enxuta para satisfazer as necessidades dos clientes, através da eliminação dos desperdícios e desenvolvimento das pessoas, contribuindo para a sustentabilidade e lucratividade do negócio em um processo de aprendizagem contínua.
Vamos lhe apresentar os cinco princípios da Manutenção Lean e seus objetivos.
1º VALOR NA MANUTENÇÃO
Definir o que é valor pela perspectiva do cliente, especificar o que é valor para cada cliente e definir quais as estratégias, os serviços e processos necessários para entregar o que realmente o cliente quer.
2º FLUXO DE VALOR NA MANUTENÇÃO
Mapear todas as etapas do fluxo de valor da manutenção e eliminar os desperdícios, ou seja, as atividades que não agregam valor para o cliente juntamente com seus respectivos custos.
3º FLUXO CONTÍNUO NA MANUTENÇÃO
Otimizar o fluxo de valor da manutenção e realizar as atividades sem interrupção através do movimento contínuo dos serviços e informações de ponta a ponta do processo de manutenção.
4º MANUTENÇÃO PUXADA
Implementar o sistema puxado, nada é feito pelo processo de “empurrar”, e sim move-se a partir da necessidade do cliente da manutenção pelo processo de “puxar”.
5º PERFEIÇÃO NA MANUTENÇÃO
Criar valor para o cliente através da melhoria contínua e a completa eliminação do desperdício em todas as etapas do fluxo de valor.
Então, a partir do conhecimento dos cinco princípios da Manutenção Lean, vamos aprofundar a compreensão sobre o 4º princípio Lean Manutenção Puxada que se destaca por antecipar as necessidades do cliente atuando no momento certo.
Para aplicar esse princípio, precisamos contar com uma equipe de manutenção preparada e organizada para tomar decisões de forma ágil e assertiva com responsabilidade. Para isso, devemos definir o fluxo correto dos processos da manutenção (planejamento, programação, execução, controle e melhoria), os papéis estratégicos, seu direcionamento e as principais entregas.
Caso isso não ocorra, com certeza estaremos contribuindo para o maior desperdício do processo de manutenção, o mau aproveitamento do potencial humano que impacta diretamente sobre todos os outros desperdícios.
Também, reconhecer que a manutenção não é uma ilha, deve trabalhar de forma integrada com as demais áreas da organização para que realmente forneça um serviço de qualidade no momento certo em que o cliente necessita.
Lembramos que é fundamental alinhar a Manutenção com as metas da empresa, assim traçar as melhores estratégias de manutenção considerando o impacto do equipamento para o negócio.
Desta forma, definir as técnicas – gestão autônoma, lubrificação, preventiva, rota de inspeção, preditiva, melhoria – que serão aplicadas em cada um dos equipamentos conforme sua classificação de criticidade, a fim de assegurar o seu perfeito funcionamento com custo otimizado.
Da mesma forma, é essencial fortalecer o planejamento, programação e controle da Manutenção, pois estes processos contribuem para fornecer serviços de manutenção que atendam às necessidades específicas dos clientes, o que garante a efetividade da Manutenção Puxada.
Outro ponto importante é aprimorar a comunicação com os clientes e conquistar o apoio da Operação, para que além de cliente da manutenção seja um parceiro na realização do diagnóstico de falhas e na conservação dos equipamentos por meio da gestão autônoma.
Portanto, a Manutenção Puxada deve antecipar a necessidade do cliente e para que isso seja possível, a equipe de manutenção deve executar os serviços com qualidade, segurança e produtividade para garantir a máxima disponibilidade e confiabilidade, reduzir os custos da organização, reduzir o tempo de paradas, criar valor para os clientes, desenvolver as pessoas e promover a cultura da melhoria contínua.
Dicas GÊNESIS para o Gestor:
Você deve conhecer quais são os Pontos Importantes da Manutenção Puxada:
- Atuar no momento certo, antecipar a necessidade do cliente;
- Organizar equipes que tomam decisões com responsabilidade;
- Integrar a manutenção as demais áreas da organização;
- Fortalecer o planejamento, programação e controle da manutenção;
- Aprimorar a comunicação com os clientes e obter sua colaboração.
Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias.