Gestão e Manutenção parte 01

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É sabido que a Gestão da Manutenção deve atuar de forma proativa e definir estratégias que sejam competitivas e bem-sucedidas em relação aos riscos, a análise da criticidade e a condição do ativo. Para isso, deve ter clareza quanto ao seu propósito no contexto organizacional. A compreensão de um sistema de   gestão de manutenção eficaz mostra o caminho para realização das melhores práticas no processo de manutenção, a fim de maximizar a produtividade, competitividade e lucratividade. Sabe-se também que o enfoque da manutenção é a gestão do ciclo de vida útil do ativo, considerando que o ponto chave é garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos.

Mas, a pergunta que não quer calar: Afinal, o que é GESTÃO?

  1. Gestão é ação, significa planejar, organizar, direcionar e controlar as atividades necessárias para atingir os objetivos preestabelecidos por uma organização com e por outras pessoas.

PLANEJAR: Estabelecer linhas de ação a serem seguidas para   atingir objetivos preestabelecidos.

ORGANIZAR: Juntar os recursos essenciais à realização das atividades planejadas

DIRECIONAR: Designar tarefas e responsabilidades específicas aos envolvidos, motivando e coordenando seus esforços para transformar os planos que estão no papel em atividades concretas

CONTROLAR: Garantia de receber o contratado; avaliar o desempenho de setores específicos e da empresa como um todo e a aplicação de medidas    corretivas caso necessário.

 

  1. O primeiro passo para uma gestão eficaz é ter clareza das práticas da Manutenção:

BASE: Matriz de Criticidade; Definição das prioridades; Padrões e procedimentos; Planos de inspeção, de lubrificação e de manutenção.

DIA-A-DIA: Planejamento, programação, coordenação e controle; Aprovisionamento de materiais e sobressalentes; Execução – atividades exercidas pelos especialistas: manutenção corretiva, preventiva, preditiva e detectiva.

PARADA DE MANUTENÇÃO: Programação; Dispositivos; Contratação; Coordenação; Data book.

ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO: Análise de falhas; Coordenação de treinamento técnico; Revisão dos planos de manutenção de inspeção; Melhoria de Mantenabilidade; Participação em novos projetos e analises LCC; Documentação técnica.

APRIMORAMENTO DA GESTÃO: Benchmarking; Interfaces; Integração Operação Manutenção.

 

  1. Os resultados da Gestão da Manutenção objetivam:

Aumento da produtividade e qualidade dos produtos;

Melhoria da aplicação dos recursos, reduzindo os desperdícios;

Melhoria da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos;

Redução dos custos de manutenção;

Assertividade no dimensionamento das peças sobressalentes;

Efetividade na comunicação entre os envolvidos no processo.

 

Dicas GÊNESIS

  • A Gestão da Manutenção envolve:

GESTÃO DA ROTINA visa assegurar o equilíbrio dos processos do dia-a-dia, a fim de garantir o cumprimento das metas e dos objetivos preestabelecidos.

GESTÃO DA MELHORIA visa o aperfeiçoamento das práticas do processo de manutenção. Identificar a situação atual da empresa.

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