Introdução a Gestão de Ativos

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Acreditamos que a Gestão da Manutenção é essencial para o sucesso do negócio. Por isso, os informativos trarão temas relevantes ligados a Gestão da Manutenção, tais como: Gestão de Ativos; Manutenção Lean; Organização e Gestão do Posto de Trabalho; 5S´s; TPM; Desenvolvimento de Líderes; PCM e Industria 4.0. A intenção é que os leitores compreendam a inter-relação e a necessidade do alinhamento na estratégia, nos objetivos, no planejamento, na execução, no controle e nas ações de melhorias entre as diversas ferramentas e metodologias implantadas atualmente na Gestão da Manutenção. Além disso, é fundamental possibilitar a compreensão dos gestores e suas equipes de que as empresas, além de contratar funcionários que saibam desempenhar habilmente sua função, precisam de pessoas capazes de gerar soluções com resultado. Dessa forma, cada vez mais, as organizações devem estar preparadas para gerenciar riscos e oportunidades visando recuperar da melhor forma os investimentos realizados.

  1. A Gestão de Ativos é essencial para otimizar o desempenho econômico e técnico de uma instalação industrial. Abaixo a evolução para a Gestão de Ativos:
INTERVENÇÃO
TÉCNICAS
FUNÇÃO
CICLO DE VIDA
POLÍTICA E ESTRATÉGIA
Execução da Manutenção Engenharia de Manutenção Engenharia de Confiabilidade Engenharia de Ativos

Gestão de Ativos

 

  1. Para alcançar os objetivos da empresa, a Gestão de Ativos deve explorar as possibilidades, nesse caso, garantir o equilíbrio entre:

Melhorar o DESEMPENHO

Diminuir os CUSTOS

Reduzir os RISCOS

 

  1. Para implantar de forma efetiva a Gestão de Ativos é necessária uma abordagem disciplinada, que permita a organização maximizar valor e alcançar os objetivos estratégicos através da Gestão do Ciclo de Vida dos Ativos, isso envolve:

ADQUIRIR OU CRIAR

OPERAR E MANTER DESCARTAR OU RESTAURAR

 

  1. Alguns benefícios da aplicação da Gestão de Ativos:

Alinhamento da visão da organização;

Redução dos obstáculos internos;

Melhoria da performance financeira;

Gerenciamento do risco;

Melhoria dos produtos e serviços;

Garantia da conformidade;

Melhoria da reputação;

Evidencia a responsabilidade social;

Melhora a sustentabilidade do negócio;

Aumenta a eficiência organizacional.

 

Dicas GÊNESIS

  • Breve histórico da Normalização da Gestão de Ativos

2004: Surge a necessidade de um padrão de gestão de ativos na indústria. Lançamento da Especificação para gerenciamento dos ativos IAM e BSI.

2008: Surge a necessidade de um consenso internacional sobre boas práticas na gestão de ativos físicos. Atualização da especificação disponível publicamente PAS 55.

2014: Publicação das normas. NBR ISO 55000 Gestão de Ativos:  Visão Geral, Princípios e Terminologias; 55001 Gestão de Ativos: Requisitos; 55002: Gestão de Ativos: Aplicação

 

Conteúdo Relacionado