Manutenção Lean: Infraestrutura e Recursos

Manutenção Lean: Infraestrutura e Recursos

A infraestrutura e os Recursos se somam as perspectivas para a formação de uma equipe de manutenção de alta performance capaz de gerar valor e ser valorizada.

A Infraestrutura adequada e otimização dos recursos se refere ao suporte necessário para o funcionamento da estrutura instalada da manutenção e a garantia de que os recursos humanos, financeiros e tecnológicos, bem como de tempo, informações, equipamentos, materiais e administrativos serão disponibilizados para que se cumpra o propósito e a estratégia da manutenção.

Para a Equipe de Manutenção significa que os gestores da manutenção e da empresa fornecem as condições necessárias para que os profissionais de manutenção executem suas atividades com qualidade, segurança, produtividade, contribuindo no aumento do desempenho e na satisfação dos clientes.

Para compreender a situação efetiva da manutenção, construir a base para sistematização da gestão da manutenção e alinhar o planejamento estratégico da manutenção aos objetivos e metas organizacionais é essencial planejar e construir a infraestrutura gerencial e operacional da manutenção.

  • INFRAESTRUTURA GERENCIAL se refere a administração de tudo que permite um funcionamento certeiro da manutenção, como por exemplo a definição correta da forma de organização da oficina de manutenção que pode ser centralizada, descentralizada, terceirizada ou mista.

 

  • INFRAESTRUTURA OPERACIONAL é necessária para atender os sistemas, informações e processos da manutenção a fim de garantir um resultado, ou seja, garantir agilidade na intervenção, custo adequado e qualidade no atendimento.

Da mesma forma assegurar que:

    • O sistema de identificação (tag´s) dos ativos é funcional;
    • A ordem de serviço é reconhecida como documento base para todo o sistema de manutenção;
    • O arquivo técnico está organizado e disponível;
    • A gestão de materiais e peças sobressalentes é eficaz;
    • O ferramental está adequado;
    • A equipe de manutenção está capacitada e mobilizada.

Faz parte da infraestrutura da manutenção, o sistema de gestão da informação, o cadastramento dos ativos, a classificação da criticidade e a priorização que devem contribuir para a assertividade das decisões e ações.

Também, a infraestrutura está relacionada com a eliminação dos oito desperdícios do processo de manutenção: trabalho improdutivo, movimentações desnecessárias, má utilização dos equipamentos, tempo de espera, repetição do trabalho, gestão de dados ineficaz, má gestão do inventário e mau aproveitamento do potencial humano.

Portanto, a infraestrutura envolve o sistema base que corresponde aos serviços centrais e a estrutura da manutenção que servirá de apoio para o desenvolvimento de outras atividades. Para isso, é fundamental controlar e otimizar os custos na aplicação dos recursos demandados para a execução da manutenção com a finalidade de melhorar a disponibilidade dos ativos.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Lembramos:

A estruturação da manutenção passa por:

      1. Simplificar os processos;
      2. Eliminar os desperdícios;
      3. Utilizar plenamente os recursos.

As perspectivas para a formação de uma Equipe de Manutenção de Alta Performance  são interdependentes e dizem respeito a uma Liderança que acredita na aprendizagem e na melhoria contínua, são elas:

      1. Comprometimento para cumprir o Propósito;
      2. Mentalidade de crescimento para potencializar a Estratégia
      3. Autonomia com Responsabilidade
      4. Mais Confiança e Menos Controle
      5. Infraestrutura adequada e otimização Recursos
      6. Excelência para Satisfação do Cliente

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

 

Conheça mais sobre a Jornada de Manutenção Lean em https://www.genesisrs.com.br/cursos-2021/jornada-manutencao-lean