Manutenção Lean: Propósito e Comprometimento

Seja a primeiro a saber de tudo o que rola na Gênesis

Insira seu email e assine nossa Newsletter

Antes de definir qual é o seu propósito, responda: O que e por quê você quer ser ou fazer algo?

O Propósito e o Comprometimento compõem as doze perspectivas que aplicadas de forma coerente contribuem na formação de uma equipe de manutenção de alta performance capaz de agir assertivamente na prática da Manutenção Lean.

Assim, no exato momento em que você começa a acreditar que as pessoas precisam de comprometimento para cumprir um determinado propósito, entende a interdependência entre essas duas perspectivas e que o foco principal delas é garantir o desempenho dos ativos com custo adequado e reduzindo os riscos.

Para que propósito garanta sua efetividade deve ser cocriado pela equipe de manutenção (gestores, equipe técnica, PCM e Engenharia), levando em consideração que cada organização tem suas especificidades. E, por esse motivo, “a razão de existir” da manutenção deve estar alinhada aos processos, estratégias e a cultura da empresa na qual está inserida.

Logo, a visão e o propósito da manutenção devem “pertencer” a todos, por isso, é fundamental uma comunicação clara a fim de que cada componente do time de manutenção esteja ciente de sua responsabilidade e entrega bem como sua influência para alcançar o que foi consensado.

É essencial perceber que o propósito pode ser individual ou de um grupo de pessoas, e isso envolve:

    • PAIXÃO: Sentimento fortíssimo que modifica pensamento e comportamento. E, está relacionado a um entusiasmo demonstrado de forma extremada por um objeto, ideal, causa, atividade ou pessoa.
“O que eu amo?”
“Nós amamos isso?”
    • MISSÃO: É o papel que o ser humano desempenha no mundo hoje e amanhã. Muitas vezes, se torna a razão pela qual nos reunimos para fazer algo que não poderíamos fazer sozinhos.
“Do que o mundo necessita?”
“O mundo necessita disso?”
    • VOCAÇÃO: Aptidão natural que direciona uma pessoa para desempenhar uma função ou atividade profissional.
“No que sou muito bom?”
“Nós somos ótimos nisso?”
    • PROFISSÃO: Conjunto de atividades que uma pessoa pratica para alcançar determinado fim, requer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, geralmente tem um retorno financeiro.
“Pelo que eu sou recompensado?”
“Somos recompensados por isso?”

Quando a equipe de manutenção atinge um grau maior de maturidade passa a compreender os objetivos da manutenção e fica cada mais evidente o quanto de comprometimento será necessário para:

    • Garantir a máxima disponibilidade;
    • Reduzir os custos da organização;
    • Reduzir o tempo de paradas;
    • Criar valor para os clientes;
    • Desenvolver as pessoas;
    • Promover a cultura da melhoria contínua.

Aqui cabe destacar que ao comprometer-se, o profissional de manutenção assume realizar suas atividades com o objetivo de alcançar as metas da equipe de manutenção e se empenha para realizar o que prometeu.

Nesse contexto, comprometimento significa realizar o que se propôs a fazer, ser coerente em suas atitudes, comportamentos e palavras para alcançar o que se pretende ser.

Lembrando que em uma equipe, os acordos não podem ser unilaterais, todos têm que compreendê-los e assumir o compromisso de cumpri-los.

“A falta de compreensão do objetivo e das metas prejudica o comprometimento”. (Autor desconhecido)

Deste modo, alguns fatores que agregam para o comprometimento da Equipe de Manutenção são: a) possibilidade de crescimento; b) realização com o seu trabalho; c) satisfação com a remuneração; d) relacionamento sadio com a liderança; e) facilidade para implementar ideias próprias; f) cobrança sadia por disponibilidade, produtividade, qualidade e segurança, bem como objetivos claros e metas reais.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Os processos de planejamento, execução, controle, aprendizado e melhoria são fundamentais para cumprir o propósito, assim:

    1. Tenha uma meta e indicadores que o ajudem a manter o foco, avaliar e realinhar suas ações.
    2. Defina uma visão que lhe permita compreender porque você precisa atingir seus objetivos e qual sua real motivação.
    3. Visualize o futuro e imagine quais serão os efeitos positivos de alcançar seus objetivos.
    4. Identifique quais são os recursos que você tem hoje para começar e quais serão necessários providenciar (conhecimentos, habilidades, financeiros, parcerias).
    5. Faça benchmarking, analise e avalie estratégias e práticas bem-sucedidas, aplique as que mais se adaptam aos recursos disponíveis.
    6. Elabore um plano de ações e coloque em prática.
    7. Inicie sua jornada, sempre leve em consideração as lições aprendidas ao longo de sua trajetória.
    8. Aprenda e continue a perseguir seu propósito porque acreditar, persistir e trabalhar faz parte deste processo.

 

Autores:Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias

Conheça mais sobre a Jornada de Manutenção Lean em https://www.genesisrs.com.br/cursos-2021/jornada-manutencao-lean/

Conteúdo Relacionado