O Pensamento Lean conduz a uma nova mentalidade e, consequentemente, a novos resultados. A Manutenção Lean trata-se de uma forma inovadora de gerir o processo de Manutenção com foco na Produtividade e Sustentabilidade da organização, através da eliminação dos desperdícios e entrega dos serviços de manutenção com alto valor agregado aos seus clientes. Destaca-se que o principal cliente da Manutenção é o próprio negócio, por isso, os responsáveis pela elaboração e implementação desse projeto devem estar cientes de seu compromisso e compreender a necessidade de criar uma cultura de respeito as pessoas e de melhoria continua. Então, para iniciar a Jornada Lean é preciso mais do que boa vontade e conhecimento teórico, isso exige seriedade e comprometimento e, aprendizagem organizacional contínua.
- Ao relembrar a concepção do Sistema Toyota de Produção base para o Pensamento Lean é fundamental salientar o insight de Eiji Toyoda ao retornar para o Japão depois da visita realizada na Ford. Ele constatou que a fórmula de gestão da Ford era um sucesso na Ford e, compreendeu que a Toyota deveria criar o seu próprio Sistema de Produção.
Benchmarking sim…Cópia e cola não!
Eiji Toyoda (Engenheiro da Toyota) fala para Taiichi Ohno (Produção Toyota):
A produção em massa não vai funcionar na Toyota!
- O pensamento Lean implica em reduzir o tempo de processamento: “…fazer mais com menos – menos tempo, menos espaço, menos esforço humano, menos maquinaria, menos material – e, ao mesmo tempo, dar aos seus clientes o que eles querem”. Eliminar desperdícios e Agregar Valor.
Tempo de Processamento Tradicional |
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Pedido |
Planejamento |
Operação |
Distribuição |
Cobrança |
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Pedido |
Planejamento |
Operação |
Distribuição |
Cobrança |
$$$$$$$$$$$$ |
Tempo de Processamento PÓS LEAN |
Ganho Tempo |
- Sendo a Manutenção essencial para o sucesso do negócio, o primeiro passo para a aplicação do Pensamento Lean é a compreensão das etapas da evolução do processo de Manutenção para a Manutenção Lean.
CORRETIVA DE EMERGÊNCIA |
PREVENTIVA SISTEMÁTICA |
PROATIVA |
ESTRATÉGICA |
Intervenção após avaria |
Prevenção das avarias através das rotinas de manutenção |
Eliminar defeitos e falhas de concepção |
Alinhamento (visão compartilhada e focalizada no valor) |
Ênfase nos custos de manutenção |
Melhorar o desempenho global do equipamento (IROG) |
Integração (Gestão Produtiva Total em vez de Manutenção Produtiva Total) |
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Ênfase no valor |
Suporte à customização e a diferenciação de produtos e ou serviços |
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Pensamento Lean e TPM |
Pensamento Lean e a nova TPM, RCM e RAMS |
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Recompensa |
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Heróis das horas extras |
Ausência de Surpresas |
Vantagem Competitiva |
Ser melhor da sua classe |
Fator Motivador |
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Cumprir orçamentos |
Evitar paradas imprevistas |
Disponibilidade e Custos |
Crescimento |
Comportamento |
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Bombeiro sempre disponível |
Organizado e Disciplinado |
AGENTES MANUTENÇÃO LEAN |
Dicas GÊNESIS
- Para transformar uma empresa é fundamental:
- Habilidade de cultivar liderança.
- Construir relacionamento com fornecedores.
- Equipes e cultura para criar estratégias.
- Manter uma organização de aprendizagem.