Planejamento das Estratégias de Manutenção 2022

Planejamento das Estratégias de Manutenção 2022

O Planejamento das Estratégias da Manutenção envolve reconhecer e entender o atual cenário a fim de projetar as Estratégias da Manutenção, prevendo demandas, definindo objetivos e metas, alocando recursos e alinhando ações efetivas.

Acreditamos que tudo inicia com o desenvolvimento de uma nova forma de pensar e agir na Manutenção. No caso a Manutenção Lean, cujo foco é agregar valor aos clientes e eliminar os desperdícios do processo de manutenção.

E isso, exige que Gestores e Equipe de Manutenção considerem a Melhoria Contínua e o Respeito pelas Pessoas como parte integrante de seu cotidiano e de seu DNA profissional.

Cabe destacar que não basta só pensar, é preciso saber aonde e como agir.

E o Time de Manutenção sabe que para atingir excelentes resultados e entregar serviços de alto valor agregado deve atuar no ciclo de vida útil do ativo (adquirir e projetar; operar e manter; restaurar e descartar). Por isso, pode ter certeza de que um bom planejamento irá lhe mostrar por onde começar se você já decidiu aonde quer chegar com a manutenção.

Fique atento, o planejamento deve envolver todas as funções da manutenção (Gestor, PCM, Engenharia e Técnicos) para que seja efetivo. Uma vez que essa diversidade de pontos de vista auxilia na finalidade de melhorar a sistemática e os métodos de trabalho. Da mesma forma, coopera na otimização dos esforços para encontrar soluções que atendam as demandas prementes da manutenção, já que possibilita concentrar em um único espaço toda a potência e as inteligências que coabitam o ambiente da manutenção.

Se for sua primeira vez, a sugestão é começar com grupos proativos e menores visando assertividade na escolha e na implementação das ações estratégicas planejadas.

Então, com a intenção de que as ações estratégicas contribuam para aumento do desempenho da manutenção e da satisfação dos clientes, por consequência, sustentabilidade e lucratividade da organização é essencial que os responsáveis pelo planejamento analisem a “situação atual” e a “visão de futuro” da manutenção no momento da priorização das mesmas.

Lembrando, SIM, temos que trabalhar e dar prioridade para as atividades de rotina que garantam a previsibilidade do ciclo de manutenção (planejamento, programação, execução, controle e melhoria). SEM esquecer que o que garante a competitividade é trabalhar em melhorias deste mesmo ciclo.

Assim, o que precisa ser parte do senso comum dos membros da equipe de manutenção é fazer certo da primeira vez o que deve ser feito. Isso inclui o compromisso de executar as atividades com competência, qualidade, segurança e produtividade. Alguns diriam: “fazer o básico bem feito”.

E para tanto, o planejamento das estratégias da manutenção para 2022 deve prever os recursos necessário para cumprir as metas e objetivos relacionados a: garantir a disponibilidade, performance e qualidade; equilíbrio entre desempenho, custo e risco; custo otimizado e redução das paradas imprevistas…

Apesar de saber que os recursos e orçamentos são limitados não podemos limitar nossas ações estratégicas (criativas e inovadoras), porque na maioria das vezes, agregar valor aos clientes e eliminar os desperdícios no processo de manutenção é menos custoso do que não fazer nada.

Dessa forma, para que o Planejamento das Estratégias da Manutenção esteja alinhado e coerente com as reais necessidades e expectativas da manutenção para 2022, lembre-se de:

  • Vincular o planejamento estratégico ao orçamento;
  • Fazer com que todos “comprem” o planejamento;
  • Atrelar a recompensa aos resultados;
  • Explicar e detalhar o planejamento;
  • Dar tempo ao longo prazo.

Os elementos fundamentais para elaboração e implementação do planejamento das estratégias de Manutenção é saber:

  • Quem somos?
    • Missão, Visão, Valores e Plano de Negócio da Manutenção.
  • Como estamos?
    • Análise   SWOT
    • Auto Avaliação da Gestão da Manutenção considerando as perspectivas da manutenção: Diretrizes, Mantenabilidade, Confiabilidade, Proatividade e Excelência.
  • O que queremos?
    • Objetivo e Resultados Chave
  • Como atingir?
    • Direcionadores da Estratégia alinhados as perspectivas da Manutenção
  • Como chegamos lá?
    • Plano de Ação
  • Como monitorar?
    • Tomada de Decisão.

Portanto, é comprovada a importância do planejamento porque revela e indica

os grandes direcionadores da estratégia da manutenção para 2022, tais como:

  1. Gerenciamento dos resultados da manutenção;
  2. Estrutura da manutenção;
  3. Reestruturação do PCM;
  4. Adequação dos tag’s e modo de falha;
  5. Revisão da criticidade dos equipamentos;
  6. Revisão dos planos de manutenção;
  7. Revitalização do 5s nas oficinas;
  8. Equipe de manutenção de alta performance;
  9. Gerenciamento da informação;
  10. Tratamento das falhas – causa raiz.

Além disso, estão evidenciadas as metas reais e seus próprios planos de ação (o que; quem; quando; onde; por quê; como; quanto) juntamente com um orçamento para sustentar as ações e projetos mais importantes e essenciais para o alcance das metas da Manutenção.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

Tão importante quanto planejar será estabelecer a forma de detalhar, conduzir e monitorar a implementação da Estratégia da Manutenção, garantindo o envolvimento e participação das pessoas e o atingimento dos resultados propostos.

Da mesma forma, dar início a implementação da Estratégia da Manutenção, tornando claro a todas as pessoas quais as prioridades e diretrizes da manutenção da empresa.

Tenha em mente que a tendência do ser humano é aprender durante toda a sua existência, alguns para sobreviver e outros para evoluir pessoal e profissionalmente.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes  Dias

 

Conheça mais sobre a Jornada de Manutenção Lean em https://www.genesisrs.com.br/cursos-2021/jornada-manutencao-lean