Ser Protagonista da Manutenção Lean é ser inovador!

Ser Protagonista da Manutenção Lean é ser inovador!

Entender o contexto em que vivemos é ponto chave para enxergar a necessidade de fazer as coisas de um modo diferente e inovar.

Para inovar devemos ser criativos e capazes de transformar problemas em soluções e oportunidades em melhorias, usando nossos conhecimentos e experiências.

Assim, cada vez que empregamos nossa capacidade intelectual, aprendizado técnico e prático para encontrar uma maneira eficaz de melhorar as atividades de manutenção estamos agregando valor ao nosso desenvolvimento profissional e pessoal.

E, assim, você inicia a jornada para ser protagonista da Manutenção Lean.

A simplicidade da manutenção lean está na eliminação dos desperdícios e desenvolvimento das pessoas, o que contribui para a sustentabilidade e lucratividade do negócio em um processo de aprendizagem e melhoria contínua.

Isso, significa que a melhor solução é conquistada pelo empenho de todos os membros da equipe de manutenção através da busca sistemática por melhores processos, métodos e serviços de maneira disciplinada.

A equipe de manutenção deve estar focada e preparada para atuar no momento certo, no lugar certo e da maneira certa.

 

Mas por onde começar?

Tudo inicia com o pensar e agir lean na manutenção para agregar valor, eliminar desperdícios, desenvolver pessoas e aplicar a melhoria contínua:

 Fique atento aos pontos importantes da Manutenção Lean:

Definir claramente o Propósito da Manutenção e compartilhar com a Equipe de Manutenção

Analisar os fatores chave para construir os Requisitos Gerenciais da Manutenção

Trabalhar para fortalecer a Mentalidade Lean e traçar uma Estratégia sólida

Melhorar continuamente a Mantenabilidade e Confiabilidade

Fortalecer a Proatividade como caminho para aumento do ciclo de vida útil do ativo

Estabelecer em conjunto as responsabilidades e a autonomia de cada membro da Equipe

Prover infraestrutura e recursos necessários para o cumprimento das funções

Focar na Excelência e Satisfação dos Clientes

 

Lembre-se, tudo começa quando a pessoa se sente capaz e colabora para a melhoria, compreende e assume seu papel no ecossistema em que atua reconhecendo-se como protagonista.

Isso, inspira e estimula os demais membros da equipe de manutenção a ampliar sua visão sobre como podem cooperar entre si, com a finalidade encontrar soluções ágeis e enxutas para processos e sistemas em seu ambiente de trabalho.

 

Dica Gênesis para o Gestor:

 

Pensar certo, levando em consideração causas e efeitos.

Potencializar o que a manutenção tem de melhor e fazer algo melhor do que tudo aquilo que já fez.

Interpretar o que é importante, o que é certo e o que deve ser trabalhado no setor de manutenção.

Promover o desenvolvimento das pessoas para que construam soluções com baixos custo.

Não se trata de só utilizar as ferramentas lean de forma isolada, é importante saber por que e onde devem ser utilizadas bem como medir e analisar se está realmente gerando resultados para a organização.

Conhecer o contexto para atender as demandas, entregar valor e contribuir de forma significativa para satisfação das necessidades latentes.

Analisar de maneira crítica e construtiva os indicadores de performance para que as decisões e ações impactem positivamente nos resultados.

 

Autores: Mara Rejane Fernandes e Moisés Fernandes Dias